Alberto Santos=Dumont - Uma Homenagem ao Pai da Aviação  

Balão BRASIL

Balão Brasil

À 103 ANOS, EM PARIS -  4 de Julho de 1898

"BRASIL" O PRIMEIRO BALÃO DE SANTOS-DUMONT

À 4 de julho de 1898, aos 25 anos, sobe no Jardim da Aclimatação o Balão Brasil, elevando aos céus de Paris as cores verde-amarelo em uma flâmula desfradada. Ela pendia do Balão Brasil, o primeiro engenho concebido pelo brasileiro Alberto Santos-Dumont, o gênio que entregou a humanidade a terceira dimensão do espaço.

Nessa época as dimensões variavam de 500 a 2.000 metros cúbicos de capacidade, sendo o menor construído de 250 m3.

Por isso, grande foi o espanto dos construtores quando ele encomendou um de 100 m3, o que a princípio não foi aceito alegando que não subiria. Ele informou que seria o balonista e seu peso não passava de 50 kg.

Esboço do Balão
Balão Brasil

 

Para a confecção do invólucro, ao invés da seda chinesa usaria a japonesa, muito mais leve. Nas oficinas houve reação ao seu projeto. Supondo que o material não fosse resistente argumentaram que um "balão de 100 metros cúbicos devia ser, além do mais, muito mais sensível aos movimentos do aeronauta na barquinha do que um grande balão de dimensões "normais".

Nada deteve o futuro inventor, que pressentia os fenômenos de aerostação com a sua aguda sensibilidade aeronáutica.

E replicou aos construtores:
- "Pode-se aumentar o comprimento das cordas de suspensão da barquinha". E encerrou o assunto.

O argumento de que era fraca a seda do Japão foi posto abaixo com a prova científica. Diz ele, em "Dans 1'air":

"Ensaiamo-la (a seda) ao dinamômetro e o resultado foi surpreendente. Ao passo que a seda da China suporta uma tensão de 1.000 quilos por metro linear, a delgada seda japonesa suportou uma tensão de 700 quilos; quer dizer que provou ser 30 vezes mais resistente que o necessário em virtude da teoria das tensões. Caso extraordinário, se considerarmos que ela pesa somente 30 gramas por metro quadrado !".

Vôo do Balão Brasil

As condições de peso de Santos-Dumont auxiliaram-no nas experiências e o Brasil subiu aos ares, inaugurando uma novidade nas construções dos balões esféricos. As suas excelências foram expostas pelo seu próprio inventor:

- "O 'Brasil' era muito manejável no ar e muito dócil. Era, além do mais, fácil de embalar após a descida: foi com razão que espalharam que eu o carregava numa maleta".

Para se ter uma idéia do que era esse balãozinho em comparação com os outros da época veja o seguinte quadro:

Características do Balão Brasil no dia da primeira ascensão

Ítem

Características

Peso Kg 

Medida "Normal"

Dimensões 113 m3, diâmetro 6 m   500 m3 a 2000 m3
Invólucro 113 m2 seda japonesa 3,5 seda chinesa
Verniz   10,5  
Rede feita de cordas musicais 1,8 50 Kg
Guide-rope (corda) 100 m 6,0  
Âncora Arpéu de ferro 3,0  
Instrumentos   4,7  
Barquinha de Vime   6,0 30,0

Total


35,5

 
Lastro   30,0  
Aeronauta   50,0  

Foi dessa maneira que Santos-Dumont estreou na aeronáutica: começou revolucionando a construção dos aeróstatos, quebrando as praxes até então em vigor. A sua vida de aeronauta, daí por diante, será uma sucessão de vitórias contra os obstáculos de toda a sorte: contra a incredulidade, a indiferença, o comodismo e a inércia dos que duvidaram que o homem podia conquistar o espaço.

O "Brasil" foi um símbolo, uma pequena representação das suas lutas futuras. Todas se enquadrariam dentro desse espírito que presidiu à construção do seu primeiro balão: audácia, convicção, perseverança, coragem e intuição especial dos problemas aeronáuticos.

Houve ascensões posteriores com apenas 5 Kg de lastro.

Ascensões registradas:
1898 - 4 julho - A partir do Jardim da Aclimatação
1899 - 29 junho - Do Jardim das Tuilleries à Sevran

 
Balão América, com uma bicicleta !

Numa foto de 1899 da Fundação Casa de Cabangu, descobriram uma bicicleta presa às cordas do Balão América, mais moderno que o Balão Brasil. Ele a usava quando pousava em lugares distantes, e pedalava à procura de alguém que pudesse ajudar a transportar o Balão de volta à Paris.


 
 
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