O gato “Júlio” Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Cabangu, hoje Santos Dumont, MG, filho de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos. Seu pai era descendente de franceses da Normadia e sua mãe de portugueses de Trás-os-Montes. Tinha dois irmãos, Henrique e Luiz, e cinco irmãs, Maria Rosalina, Virgínia, Gabriela, Sofia e Francisca. Henrique Dumont era engenheiro, formado na França, e elaborou o projeto de esgotos e canalização de água em Ouro Preto, MG, e construiu uma via férrea entre Arraial João Gomes e João Aires, da Estrada Dom Pedro II. Depois de viver em Inhaúma, no Rio de Janeiro, e em Ribeirão Preto, compra em Minas a Fazenda Dumont, onde nasceria Alberto. Na infância, Santos Dumont dividia seu tempo lendo livros de ficção científica de Júlio Verne, ao mesmo tempo em que desmontava máquinas de beneficiamento de café e as reconstruía. “Com o Capitão Nemo e seus convidados explore as profundidades do oceano, nesse precursor do submarino, o ‘Nautilus’. Com Fileas Fogg fiz em oitenta dias a volta do mundo”, afirmou Santos Dumont (JORGE: 2003, 7). “Além dessas obras, um outro livro de Júlio Verne iria impressioná-lo muito: Robur, o conquistador. Neste romance o ficcionista criou uma aeronave ‘mais pesada do que o ar’, o aparelho Albatroz, feito com ‘uma superfície tão dura que mesmo a faca-punhal de Phil Evans não podia risca-la’, e cujas vigorosas hélices, redemoinhando, o sustentavam nas nuvens, perto do ‘rutilante império das estrelas’ (...) Aliás, o próprio Robur, alter ego de Júlio Verne, declara de modo solene e convictamente: ‘O progresso não está nos globos aerostáticos, cidadãos globistas. Está nos aparelhos voadores. O pássaro voa e não é globo. É máquina!” (JORGE: 2003, 7). “Ao observar que as peneiras das máquinas não eram rotatórias, seu primeiro invento foi bolar uma engrenagem que se movimentava movida pelo vento e assim construiu seu primeiro dínamo aéreo. Fascinado com o movimento, fazia ainda pequenas rodas d’água, balões coloridos para festas juninas, pipas com papel de seda e aviõezinhos de palha, que impulsionava com estilingue” (in Gazeta Mercantil, 22 e 23/09/2001, pg. 1). Nos folguedos que hoje chamamos de “pegadinhas”, junto aos irmãos e amigos, Santos Dumont era o único a admitir que “o homem voa”, sendo, por isso, motivo de troça. Aos que acreditam em mediunidade: quando Santos Dumont tinha três anos de idade (30/7/1876), o médium Ernesto de Castro recebeu a seguinte mensagem profética do espírito de Étienne Montgolfier, publicada no jornal O Reformador, do Rio de Janeiro, na data de 1º de agosto de 1883: “Vencer o espaço com a velocidade de uma bala de artilharia, em um motor que sirva para conduzir o homem, eis o grande problema que será resolvido dentro de pouco tempo. Essa máquina poderosa de condução não será uma utopia. O missionário que traz esse aperfeiçoamento à Terra já se encontra entre vós” (JORGE: 2003, 4). Santos Dumont conhecia as façanhas de Bartolomeu Lourenço de Gusmão, o “padre maluco”, a bordo do aeróstato Passarola. Conhecia também os feitos de Montgolfier: “Em 1783, o primeiro Montgolfier tinha alçado o seu vôo; onde o primeiro aeronauta fez a sua primeira ascensão; onde tinha sido lançado o primeiro balão de hidrogênio; onde uma aeronave havia, pela primeira vez, navegado no ar, com a sua máquina a vapor, o seu propulsor, a sua hélice e o seu leme” (JORGE: 2003, 13). Alguns pioneiros da conquista do espaço chamavam a atenção de Santos Dumont: “os dois irmãos Montgolfier, inventores dos aeróstatos denominados Montgolfières; o mecânico Henry Giffard, que concebeu um injetor de vapor e um novo tipo de dirigível; o físico Jacques-Alexandre-César Charles, que substituiu pelo hidrogênio o ar quente dos balões; e Jean-François Pilatre de Rozier, fundador do Museu de Paris, intendente do gabinete de física do irmão do rei Luís XVI, e que no dia 21 de novembro de 1783, na companhia do marquês de Arlandes, realizou a primeira viagem em balão, do castelo de Muette a Mutteaux-Cailles” (JORGE: 2003, 15). Em 1883, Gaston Tissandier e seu irmão Albert, “construíram um balão dirigível equipado com motor elétrico, e neste balão conseguiram voar contra uma corrente de vento” (JORGE: 2003, 17). “Em 1880, Santos Dumont fez sua primeira tentativa aeronáutica: pediu a seu amigo Giuseppe que o ajudasse na experiência. Fez uma pipa de tamanho maior que o costume e pediu a ele que subisse no alpendre de sua casa com a pipa e o seu gato Júlio, e do chão ficou com a linha para puxar a pipa com o ‘aeronauta’ Júlio, homenagem ao escritor Júlio Verne. O gato Júlio com suas unhas rasgou a ‘aeronave’ em forma de pipa e caiu no chão, fugindo para o mato. Dessa risível experiência, Santos Dumont passou a admirar os balões juninos e a reler, intensivamente, a ficção científica de Júlio Verne e a exercitar sua imensa capacidade com engenhos mecânicos” (Jornal da Comunidade, 9 a 15 de setembro de 2006, pg. B4).